sábado, 22 de janeiro de 2011

Viver em sociedade

O homem é um animal social, segundo Aristóteles. Mas Aristóteles não previa a existência do Orkut, nem do transporte público, nem de apartamentos, pelo menos eu imagino que não.

O animal social

Na minha ômilde opinião, há vantagens e desvantagens de se viver em sociedade. Claro que é terrível ter vizinhos barulhentos. Eu conheço dois caras que estudam juntos e se odeiam. A ironia é que eles moravam no mesmo prédio, um no apartamento acima do outro, no quarto acima. E o que morava em cima, sempre que podia, "acidentalmente" deixava cair um saco de bolinhas de gude no chão às 3h da manhã.

Obviamente não se compara ao meu vizinho que faz questão de tocar Guitar Hero bem alto tarde da noite. Tudo bem, eu gosto de rock. Mas ele só joga uma música: Sweet Child O' Mine, que também não é ruim, mas ele erra todas as malditas notas e aquele barulho de chiado acaba não sendo muito agradável quando você quer dormir.

Mas tem a parte agradável também. É quase inevitável rir quando você ouve gritos "MÃÃÃÃE TRAZ PAPEL HGIÊNICO!! MÃÃE!!"


A vizinhança

Transporte público também é assim. Apertado, fedido, lento. Posso listar pelo menos uma dúzia de adjetivos desagradáveis para caracterizar esses transportes. Mas claro que tem as pérolas também.

Outro dia estava no ônibus e havia um casal conversando. Tudo prosseguia normalmente, até que o homem resolve dar uma mordidinha na mão da mulher, que se segurava no balaústre do ônibus. Mas ele errou a mão, de modo que a mulher dona da mão errada ficou um tanto surpresa em ser mordida por um estranho. O homem pede mil desculpas, claro, mas nem eu nem nenhum dos envolvidos pôde deixar de rir.


Pra fechar, mais um causo que aconteceu comigo. Eu estava sentado lá no ônibus e uma mulher, umas duas cadeiras pra trás, tava falando no celular. Falando alto, como qualquer bom falador-de-celular-no-ônibus faria. E ela dizia:

- Oi, amiga, tudo bom?
- Ah, porque?
- Cê tá precisando de dinheiro?
- Hm, cê já conseguiu, tá certo então. Ai, é um saco ficar andando em banco, né não?
- Hã, você não pegou o dinheiro no banco?
- Como assim?
- Você pegou de agiota??
- Maricleide, como assim cê pegou de agiota?? Tá maluca? Mulé cê num pode fazê isso não! Eu arranjo esse dinheiro procê, faissunão!!

Nessa hora ela já tava gritando com a amiga e eu não pude deixar de rir mais uma vez.


Gostava mais do Will nos tempos de "Um maluco no pedaço"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário