terça-feira, 10 de maio de 2011

Pastafarianismo

Em 2005, no Kansas, houve uma votação sobre como a origem da vida e a evolução seriam ensinadas para os alunos do ensino médio de escolas públicas. O principal resultado foi ensinar o criacionismo, em detrimento da teoria sintética da evolução - apontando controvérsias desta.

Obviamente, algumas pessoas se indignaram com essa resolução e começaram os mais diversos protestos. Por exemplo a criação do pastafarianismo. Seu principal criador, Bobby Henderson, disse que chegaria um dia onde nas escolas a origem da vida seria ensinada com base nos grandes pilares do conhecimento: o criacionismo, a religião do Monstro de Espaguete Voador e a visão científica e lógica considerando evidências observáveis.

Bobby então criou um site onde divulgou esse argumento, chegando até a criar uma continuação para essa crítica, inclusive o Evangelho do Monstro de Espaguete Voador. Bobby, em seu site, descreve-se como um profeta.

Emblema do pastafarianismo

Consta do Evangelho do Monstro de Espaguete Voador que o Universo foi criado após um invisível Monstro de Espaguete Voador ter enchido a cara. A intoxicação do Monstro seria a razão para todos os problemas na Terra. Também todas as evidências para a evolução teriam sido plantadas pelo Monstro para testar a fé dos pastafarianos.

De acordo com o pastafarianismo, os piratas são seres absolutamente divinos e os pastafarianos originais. Pastafarianos celebram o Dia Internacional Fale Como Um Pirata todo 19 de setembro. Eles também creem que o aquecimento global, terremotos, furacões e outras catástrofes naturais são consequências diretas da diminuição do número de piratas desde o século XIX. Isso é reforçado pelo fato da Etiópia ser o país com maior número de piratas e menor emissão de carbono.

Toda sexta-feira é dia santo para os pastafarianos. Fora isso, como pastafarianos rejeitam dogmas e formalismos, são instruídos a ter feriados quando quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário